domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mobilização: Prefeitura de Coité declara guerra contra o mosquito da Dengue


faxinaço -3
Conceição do Coité – Sábado de muito calor e faxinaço na Mansão Pai Bico. O evento envolveu toda a comunidade coiteense, visando a prevenção e controle da dengue no município. A mobilização foi um sucesso segundo informaram os organizadores.

faxinaço -2
O Faxinaço contou com grande estrutura de máquinas, caçambas, funcionários públicos e voluntários. Além da limpeza foi feita uma campanha de conscientização da comunidade para identificar eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue. “Uma parceria importante. Nós sempre trabalhamos aqui sozinhos e agora estamos confiantes na mudança”, informou Maricélia Cerqueira, presidente da associação.

faxinaço -4
A população foi orientada para a realização de ações diárias de limpeza preventiva contra focos do mosquito em suas residências e arredores, bem como destacar a importância da mobilização como uma prática que contribui para a construção de uma consciência cidadã coletiva.

faxinaço - 1
“Agradeço a todos os apoiadores e a equipe de trabalho da Prefeitura. Fizemos mais que o faxinaço, deixamos uma mensagem ao povo deste bairro sobre a importância da prevenção”, disse o secretário da Saúde, Alex Lopes.
O próximo evento será no bairro Matadouro e o prefeito vestiu a camisa do movimento e garantiu total apoio do governo para a iniciativa.

faxinaço -6
“Este ano serão 10 bairros com um trabalho mais intenso e não vamos sossegar enquanto houver risco. Este trabalho não aparece na imprensa, mas salva vida”, comunicou o prefeito Assis.

Ouvidoria – Na Associação de Moradores foi montada a Ouvidoria Itinerante que deu orientações e recebeu sugestões e reclamações da comunidade. Dentre os problemas identificados pela Ouvidoria é grande quantidade de cisternas descobertas, além de uma fossa que está vazando.

faxinaço -5
“Já temos um relatório sobre a situação das cisternas e o prefeito autorizou que faca um projeto para que 100% das cisternas sejam tampadas”, disse o Ouvidor, Valdemi de Assis.

O Faxinaço Modelo contou com a presença do prefeito Francisco de Assis, secretários, parceiros (empresas privadas), além dos coordenadores, articuladores e grupos de trabalho municipais envolvidos no Projeto de Mobilização. O bairro foi escolhido por apresentar índices elevados de infestação do mosquito e de casos da doença.

As ações foram desenvolvidas através do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Da redação do Portal Calila Notícias, com informações  SECOM/Prefeitura de Conceição do Coité/fotos:  Da redação Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário