domingo, 29 de setembro de 2013

Dia do surdo é comemorado no município


Imprima essa matéria Compartilhar
safe_imageA data é para ser comemorada, mesmo que nenhum som precise ser ecoado por todos os cantos do mundo. E para uma turma em especial, este dia marca a luta por seus direitos e principalmente, que tenha uma vida mais justa.
E para marcar esta comemoração, uma sessão solene aconteceu na Câmara de Vereadores do município nesta quinta-feira (26), e contou com a presença da secretária de Educação de Araci, Manuela Teixeira, além de amigos e familiares de pessoas surdas.
Para quem ainda não sabe o motivo deste dia 26 ser marcado como o dia do Surdo, no Brasil a escolha da data tem um motivo nobre, pois, no dia 26 de setembro de 1857, foi inaugurada a primeira escola pra surdos no país. Ela tinha o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, e hoje é INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos.
O professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador o “Imperial Instituto de Surdos Mudos”. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Mas Huet que era surdo pretendia no instituto educar pessoas surdas unindo o método gestual francês com a linguagem oral brasileira. É este instituto – O INES, o maior divulgador da linguagem de sinais no Brasil – LIBRAS, e o responsável pela instauração da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que reconheceu a Libras como linguagem.(Ascom)
Fonte: A voz do campo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário