sábado, 16 de março de 2013

Seca compromete gado e plantaçaõ, mas mamona resiste ao sol em Irecê


16/03/2013 20h23 - Atualizado em 16/03/2013 20h27

Estiagem atinge mais da metade das cidades e compromete agricultura.
Barragem de Mirorós está com pouco mais de 6% da capacidade.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
1 comentário
Mais de 210 das 417 cidades baianas estão em situação de emergência por causa da seca. Na região de Irecê, que já foi a maior produtora de feijão do nordeste, até a palma, um tipo de cacto usado para alimentar o gado, começa a faltar. A barragem que abastece 14 cidades da região está secando. A situação é dramática para agricultores e criadores de animais, que enfrentam a pior estiagem dos últimos 30 anos.
Na beira da estrada, as plantações perdidas são a herança de uma seca que já dura quase dois anos. Em Irecê, a barragem de Mirorós, que fornece água para cerca de 300 mil pessoas, está com pouco mais de 6% da capacidade, cerca de 10 milhões de metros cúbicos. A capacidade máxima é 150 milhões de metros cúbidos.
"A expectativa era que no mês de novembro, dezembro, janeiro, que são os períodos de chuva, chovesse, o que aconteceu de forma insignificante e não foi possível fazer com que a barragem recuperasse níveis que pudessem dotar os agricultores, os ribeirinhos, da água suficiente para produzir com qualidade e quantidade", explicou Sérgio Coelho, engenheiro da Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco.
Com a situação, falta água pra irrigar as plantações. O milho plantado em uma propriedade de 12 hectares deu um prejuízo de quase R$ 10 mil. Em outra fazenda, que tem porte menor, Edvaldo Machado conta que não espera mais pela chuva, planeja tirar o sustento da palha, que é vendida pra alimentar os rebanhos de gado e cabra da região. "A esperança hoje é produzir volumoso, que é a palha", disse.
O produtor João da Silva mistura a palha do milho com a palma ao capim e consegue sustentar 23 cabeças de gado leiteiro. "Vale ouro isso, sem isso aqui não tem produção de leite", relatou. Ele continua tendo leite para vender, mas paga caro pela ração. O irmão, que cria cabras, usa só a palma que plantou, mas sabe que ela só vai durar até o fim do ano. "Para 2014 eu não sei te responder nada. Estou muito preocupado", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário