segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ofício de vaqueiro é patrimônio cultural da Bahia: Conheça um breve histórico


A Bahia, embora muitos desconheçam isso, é detentor do maior território sertanejo dentre os estados nordestinos.

Muito mais que isso, o seu território, excetuando-se a faixa litorânea, o recôncavo e a pequena área de exploração mineral, é majoritariamente sertanejo e sofreu e sofre influência deste. O território sertanejo da Bahia é mais ou menos equivalente à soma dos outros oito estados do Nordeste.
Na literatura que objetiva aprofundar conceitualmente as noções de cultura e patrimônio, muitos estudiosos e técnicos advogam a relação intrínseca existente entre território e patrimônio cultural. Isso significa reconhecer que onde há território e gente habitando há repertórios culturais.
Esta concepção, entretanto, histórica e politicamente, nunca foi levada em conta em nosso estado e no resto do Brasil. E está ainda longe, em pleno século XXI, de ser considerada. Especialmente na Bahia onde, fruto da colonização, preponderou uma espécie de cegueira que leva a uma tirania que, reconhecendo só o seu passado colonial em torno da Baía de Todos os Santos – uma área mínima do seu território –, despreza-se o seu maior território cultural: o sertão
Da Redação
 Fonte:cival Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário