quinta-feira, 9 de maio de 2013

Araci. Primeiro Seminário de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas

Mais de 800 pessoas participara do seminário. O primeiro do governo Cidade de Todos.



1 Seminário da Agricultura

A prefeitura de Araci através de sua secretaria municipal de agricultura realizou nesta quinta-feira, 09 de maio, o primeiro seminário que deu partida as ações concretas do governo municipal em pro da agricultura e da pecuária em todo território aracien.
william dos Anjos Secretário de Agricultura
“É como diz o tema, estamos lançando a semente” – William.
A nossa reportagem foi recebida no “pórtico” do seminário pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Araci William dos Anjos. William explicou que o seminário seria justamente uma forma de apresentar propostas de ações para o desenvolvimento para o homem do campo, trabalhando o contexto de nove cadeias produtivas como a caprinocultura de corte e de leite, suinocultura, avicultura caipira, mandiocultura entre outras, além das lavouras de curto prazo e o programa de fortalecimentos das associações. “O seminário será um passo que estamos dando para que Araci tenha uma agricultura e uma pecuária forte. É como diz o tema, estamos lançando a semente” – William.
O secretário disse ainda que todas as ações que envolver a secretaria de agricultura serão desenvolvidas especialmente através de parceiros na esfera municipal com as entidades de classes como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – SRA e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Sintraf, APAEB, MOC e principalmente as associações comunitárias que é à base dos próprios produtores, e também com as esferas do governo federal e estadual a exemplo da Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA.  “Tudo para melhorar e desenvolver a vida do homem do campo que sequentemente resulta no desenvolvimento da nossa cidade” – palavras de William
Silva Neto
“Temos uma terra fértil chamada de Araci”- Silva Neto
O Prefeito Silva Neto também falou com JFM antes de começar o evento, e garantiu que o foco da agricultura em seu governo é trabalhar a produtividade com base nas cadeias produtivas, além de demandar as ações preventivas como o combate à seca. “Esse seminário vai trabalhar estas questões, com conhecimento técnico profundo. Tenho certeza que vai servir muito para os produtores do nosso município” – disse o prefeito.

Dois pronunciamentos oficiais deram o play na programação do evento. O primeiro foi a do prefeito que disse acreditar no agricultor araciense, na força do produtor rural, e disse ainda que o seu governo está lançando a semente para uma terra transformada, cheias oportunidades onde o homem do campo poderá viver bem sem precisar sair de sua terra. “Não queremos mais filhos dos nossos agricultores indo morar nas terras do sul em busca de trabalho. Estamos trabalhando para que todos possam viver e produzir nesta terra fértil chamada de Araci” – Silva Neto ainda agradeceu a presença de todos e principalmente dos palestrantes.
Na mesa estavam presentes autoridades do município e representantes de entidades de classe.
Na mesa estavam presentes autoridades do município e representantes de entidades de classe.
Na abertura do evento, o técnico do Sistema Faeb/Senar, Washington Serafim agradeceu a presença de todos e fez uma explanação da importância da participação da cada produtor e agricultor em movimentos com este.  Em seguida a mesa principal foi formada pelo prefeito Silva Neto, a vice-prefeita Maria Betivânia, o secretário William dos Anjos, o ex-prefeito Zé da Fó, o coordenador local da EBDA Elson e o Coordenador da EBDA regional Valdir. Ainda sentaram-se a mesa a presidente do Sintraf Maria Edneide e o presidente do SRA Iran dos Anjos.

Dr. Adomario Rodrigues – um dos palestrantes.
Dr. Adomario Rodrigues – um dos palestrantes.
O segundo pronunciamento foi do secretário William. Iniciou agradecendo o prefeito pela oportunidade em lhes confiar o comando da secretaria de agricultura. Agradeceu a presença dos agricultores em especial aos presidentes de associações. “Vocês estão aqui para presenciar o inicio de um novo tempo, de uma nova história na agricultura e na pecuária do nosso município” – disse o secretário.
A primeira palestra apresentada tratou de um tema comum aos produtores de Araci. O palestrante Dr. Adomario Rodrigues que é Coordenador Estadual do Leite no estado da Paraíba demostrou em slides a produção aprimorada do leite de cabra e como um projeto ousando a caprinocultura mudou a realidade dos produtores da região do Cariri na Paraíba. Adomario criou o programa Pacto Cariri e que posteriormente fez o prefeito de Monteiro – Paraíba, ganhar o prêmeio renomado de Prefeito Empreendedor.
A segunda palestra foi apresentada pelo Dr. Silvio Dória um dos maiores especialista em caprino de leite.
José Raimundo – Secretário de Agricultura de Quijingue.
José Raimundo – Secretário de Agricultura de Quijingue.
O secretário de agricultura do município de Quijingue, José Raimundo também estava no seminário. Segundo ele, pretende realizar o mesmo na sua cidade. “Muito útil às explicações aqui apresentadas para os nossos agricultores” – disse
Da redação
Fonte portal folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário