quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Seca: Coité registra índice de chuva de 342 mm em todo o ano


O prefeito de Conceição do Coité decretou Situação de Emergência no município por causa da estiagem por duas vezes este ano.

seca coité 2O município de Conceição do Coité, que passa por uma das mais severas estiagens dos últimos 60 anos, já entrou no terceiro mês sem chuva este ano. Em 2013, não foi registrada ocorrência de chuva em fevereiro, março e agora em setembro, segundo dados da EBDA. Neste período choveu 343,74 milímetros de chuva. O mês mais chuvoso foi janeiro que registrou num único dia uma chuva de 73,30 mm.
A irregularidade de chuvas prejudicou o abastecimento de água do município. Desde o início do ano a prefeitura mantém a distribuição em carros-pipa. A distribuição de mais de 2.500 caminhões de água ainda foram insuficientes para atender a demanda, especialmente para a zona rural. “Estamos com vários caminhões trabalhando a serviço de toda a comunidade sem distinção de quem quer que seja”, esclareceu o prefeito Assis, que encontrou o município sem nenhuma infraestrutura hídrica.
seca coité 3O abastecimento ocorre a partir de uma estação da Embasa em Bandiaçu. As solicitações da comunidade devem ser feitas na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária na antiga delegacia de serviços na Praça do Mercado. O telefone do local é 75.3262 5944.
Através da secretaria, a prefeitura fez a avaliação da situação de 65 aguadas, destas realizou a limpeza e ampliação de 12 aguadas e está com mais 23 em programação para limpar nos próximos meses. “Havia aguada com mais de 40 anos sem limpar. Agora estamos limpando o açude de Boa Vista de Aroeira”, informou Urbano Carvalho, secretário municipal.
Ainda este ano o governo local fez a inclusão de 3.103 agricultores familiares no Garantia Safra, distribuiu de 6.500 mudas de plantas, implantou de 4 unidades de palma, implantou 15 quintais produtivos, perfurou poço tubular com dessalinizador na comunidade Clários na Região de Salgadália e doou 12 toneladas de feno e 27 toneladas de milho e feijão.
seca coité 1O prefeito de Conceição do Coité decretou Situação de Emergência no município por causa da estiagem por duas vezes este ano. O último Decreto n. 1585 de 17 de Setembro de 2013, foi teve reconhecimento do Estado e União nos últimos dias. O gestor já solicitou recursos federal para atender a demanda por água. Ele também está construindo um plano para construção de barragens, barreiros, aguadas, cisternas e ampliar o abastecimento por rede de água encanada.
“Em Conceição do Coité, o abastecimento, este ano, teve um avanço expressivo através da Embasa. Além da nova adutora que inauguramos recentemente, para melhorar as condições de abastecimento, nas áreas mais altas da cidade, a Embasa concluiu, em abril, a instalação de uma estação elevatória (conjunto de bombas) para aumentar a oferta de água nesses locais e isso nos possibilita trabalhar para que seja ampliada a distribuição na zona rural”, explicou o prefeito.
Dados da chuva:
Janeiro: 90,3 mm
Principal chuva: 21 de janeiro (73,3 mm)
Abril: 81,1 mm
Principal chuva: 18 de abril (36 mm)
Maio: 25,38 mm
Principal chuva: 12 de abril (8,3 mm)
Junho: 64,36 mm
Principal chuva: 5 de junho (31,8 mm)
Julho: 75,48 mm
Principal chuva: 27 de julho (20,85 mm)
Agosto: 6,1 mm no dia 6.
Fonte:SECOM PMCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário