sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunos e Professores de Araci são premiados em concurso do Programa Despertar


Na manhã da ultima quinta-feira (21), foram entregues os prêmios para os alunos melhores colocados no concurso de desenho e desenho com frases, do Programa Despertar. Este programa é oferecido em Araci através da Secretaria de Educação e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/BA) e atende 600 alunos em 22 escolas da zona rural.
A missão desse programa é de desenvolver ações para a Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS), voltadas para as comunidades do meio rural, acreditando que a educação é o instrumento para formar cidadãos empenhados na revitalização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem.
A cada ano, um tema é proposto pela coordenação do programa, baseado nas dificuldades de cada localidade, sempre voltadas à água, solo, resíduos sólidos, biodiversidade e clima. Em 2013, o tema proposto foi “meio ambiente, trabalho e consumo”, e resultou em trabalhos apresentados pelos concorrentes nas categorias desenho (alunos do 1º ao 3º ano), desenho com frase (4º e 5º ano) e experiência pedagógica, para os professores.
Junto com Araci, estão escolas de Tucano, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Valente e Conceição do Coité, envolvidos no mesmo polo de atuação. O Programa Despertar, com respaldos nos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais), está voltado para os temas transversais Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Saúde e Trabalho e Consumo.
O SENAR também acredita que a continuidade da vida no Planeta encontra-se relacionada à preservação dos recursos naturais; mas exige do homem moderno a construção de nova consciência ecológica. Assim, o SENAR/BA, por meio do Programa Despertar, assume o compromisso de formar cidadãos rurais conscientes, aptos a exercer a cidadania e a participar do processo de um desenvolvimento mais próximo da sustentabilidade.
Premiados no concurso:
Desenho (1º ao 3º ano)
1º Lugar: Maria Cristiane Santos Monteiro
2º Lugar: Aroniel Santos Barreto
3º Lugar: Cleone Silva Pereira
Desenho com frase (4º e 5º ano)
1º Lugar: Rodrigo Jesus Barreto
2º Lugar: Jailson Monteiro
3º Lugar: Andreza Bispo
Experiência Pedagógica com professores que fazem parte do projeto despertar
1º Lugar: Alan Emanuel Lopes Santana
2º Lugar: Marciana Mota Pinheiro
3º Lugar: José Edmilson
Alguns participantes do Programa Despertar reunidos
antes da entrega dos prêmios do concurso.
Coordenadora ao lado do professor vencedor e
dos alunos monitores
Professora, aluno premiado e coordenadora do projeto ao
 lado de um dos prêmios
Trabalhos dos alunos participantes do
Programa Despertar
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Araci

Nenhum comentário:

Postar um comentário