quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Primeira turma de alunos do Pronatec recebe certificado de conclusão dos cursos de pedreiro e ajudante de pedreiro


No próximo sábado (23), serão entregues os primeiros certificados dos alunos formados pelos cursos do Pronatec. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social de Araci e o Sistema FIEB, no próximo sábado (23), serão entregues os primeiros certificados para os profissionais recém-formados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
São 80 alunos que receberão o documento que comprova a capacidade técnica para atuar como pedreiros e ajudantes de pedreiro, e muitos deles já estão trabalhando no projeto de construção de cisternas em comunidades da zona rural do município.
O evento deverá reunir na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) familiares, alunos e representantes das instituições parceiras. Esta foi a primeira turma do programa, que já iniciou novas aulas para os cursos de pedreiro de revestimento e de pintor de obras, com 40 alunos cada.
Para 2014, estima-se que mais 1.200 vagas sejam disponibilizadas entre cursos de madeira e imobiliário, pedreiro de alvenaria, ajudante de obras, pintor de imóveis, pedreiro de revestimento cerâmico, eletricista predial de baixa tensão, manutenção automotiva e elétrica de automóvel, e sejam aplicadas não apenas na sede do município, mas também em algumas comunidades.
“Já fiz um curso de pedreiro e já posso ajudar no sustento da casa”, conta Terezinha Silva dos Santos, que concluiu o curso na primeira turma, e já está cadastrada em uma das vagas para o curso de pintor de obras. Dividindo a casa em que mora com mais 5 pessoas, viu a oportunidade aparecer e não perdeu tempo. “Este curso me ajuda também nos afazeres de casa, que antes eu necessitava esperar pela ajuda dos homens da casa, e hoje eu já faço muita coisa sozinha”, completou.
Pronatec – No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
São três tipos de curso: Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano; Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.
Este programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.



Atenciosamente, 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Araci
Governo Cidade de Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário