quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cultivo da mandioca poderá fazer parte das ações prioritárias do Governo


O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) encaminhou à presidenta Dilma Rousseff a Indicação nº 3520, na qual sugere a inclusão do cultivo da mandioca como política pública prioritária do Governo Federal.

De acordo com o parlamentar é necessário que sejam desenvolvidas medidas para que o nordestino consiga conviver com o longo período de estiagem se adaptando ao clima regional. De acordo com ele a mandiocultura pode ser uma solução para a produção no período de estiagem.
“A mandioca é bem tolerante à seca e possui adaptação às mais variadas condições de clima e solo e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm desenvolvido com sucesso experiências o resultado será positivo com o cultivo da mandioca como prioritário”, defendeu Teixeira, que lembrou que no Brasil a raiz não é ainda cultivada em larga escala.
De acordo com informações do Sebrae a mandioca é uma das principais fontes de carboidratos de uma parte significativa da população de baixa renda no Brasil. Por ser uma cultura de quintal, é difícil medir exatamente o volume da produção nacional. Os dados oficiais levam em conta apenas a quantidade que passa pelo comércio formal.

Outro dado importante é que famílias com renda inferior a um salário mínimo gastam 10% da despesa anual com alimentação para comprar mandioca e seus derivados. O consumo da raiz está em segundo lugar nos gastos alimentares dessa população de baixa renda, atrás apenas do feijão, que representa 13%.

O resultado é a consolidação do Brasil como segundo maior produtor do mundo, com 12,5% da produção mundial.
Do Portal Interior da Bahia *Com informações do Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário