quinta-feira, 18 de abril de 2013

Avião começa hoje (18) a bombardear nuvens para provocar chuva na região de Santaluz


Imprima essa matéria Compartilhar
Blitz Notícias
Produzindo-chuvas-artificiaisA partir desta quinta (18), a empresa Yamana que está instalada no município de Santaluz, iniciará o processo de semeadura de nuvens, na tentativa de causar chuva na região. Trata-se de um procedimento já utilizado em regiões semiáridas para a agricultura e por empresas de saneamento básico, em que a água é lançada por uma aeronave, gerando umidade nas nuvens, podendo acarretar uma precipitação.
Um avião lançará 300 litros de água potável nas nuvens em cada sobrevoo, sem adição de nenhuma substância química e sem causar nenhum dano ao meio ambiente, animais e pessoas. Este processo será disponibilizado na região onde está localizado o projeto C1 Santaluz e por meio de uma iniciativa da Yamana em parceria com a empresa ModClima.
Esta ação faz-se necessária pela companhia devido ao cenário atual. O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. Segundo dados divulgados recentemente pelo governo brasileiro, são mais de 1,4 mil municípios afetados, 200 a mais que em 2012. Infelizmente em Santaluz não é diferente. Por conta disso a Yamana mobilizou recursos e avaliará posteriormente o índice pluviométrico como resultado da atividade.
Fonte: A voz do campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário