segunda-feira, 6 de maio de 2013

Governo do Estado inicia atualização dos limites territoriais de Tucano e alguns municípios da região do sisal


Imprima essa matéria Compartilhar
Prefeito de Tucano (esquerda), técnicos e moradoresEm cumprimento da Lei nº 12.057/2011, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ligada à secretaria estadual do Planejamento da Bahia (Seplan), estão realizando uma nova medição dos limites territoriais de municípios pertencentes aos territórios de identidade Semiárido Nordeste II e Sisal. Com a ação, o número de habitantes, a dimensão territorial e os repasses de recursos federais de Tucano podem ser reduzidos.
A situação preocupou o atual prefeito do município, Dr. Igor (PT), que acompanhou nos últimos dias técnicos dos dois órgãos em visita de inspeção nas divisas de Tucano com Quijingue, Araci, Cipó, Nova Soure e Ribeira do Pombal. Segundo o gestor, o município, que hoje tem uma população de 52.391, perderia valor considerável nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) caso o número de habitantes fosse reduzido para menos de 50.940. “A situação de Tucano hoje já é muito crítica, e se esse repasse for reduzido a situação fica totalmente inviabilizada”, calculou o prefeito.
Para o prefeito dr. Igor, que já se reuniu com os prefeitos de Araci, Cipó, Quijingue e Ribeira do Pombal, o problema maior se encontra na comunidade de Veríssimo, localizada no território de Tucano, mas que, durante anos, foi deixada de lado e acabou recebendo assistência de Ribeira do Pombal. “Nós estamos disponíveis para dialogar e avaliar cada situação, levando em consideração a realidade que está posta em cada localidade, mas não vou permitir que simplesmente Tucano saia no prejuízo. A situação não é simples, pelo contrário, exige uma discussão madura, como muito pé no chão”, defendeu Dr. Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário