domingo, 1 de setembro de 2013

Fogo Simbólico percorre a região do sisal


O ato cívico marca a abertura da Semana da Pátria e cada município que a tocha passa deixa uma pira acessa que permanece até o dia 7 de Setembro.

fogo-simbolicoO tradicional Fogo Simbólico chega a sua 44ª edição este ano de 2013, atividade iniciada em Serrinha e de onde é dada a largada até os dias de hoje, percorrendo em três dias mais de 10 municípios do Território do Sisal.
O fogo está previsto chegar em Conceição do Coité por volta das 13h22 deste domingo,1º, antes passará por Retirolândia,Valente e Santaluz.
O ato cívico marca a abertura da Semana da Pátria e cada município que a tocha passa deixa uma pira acessa que permanece até o dia 7 de Setembro.
Uma equipe da cidade de Serrinha liderada pelo professor Luiz conhecido por Luiz da Bicicleta é também responsável pela organização e única a passar por todos os municípios. Os atletas serrinhenses servem também para ajudar os municípios que acabam tendo percurso aumentado por conta da não participação da cidade vizinha.
Como é o critério da condução da tocha?
fogo simbólico.3O município através da secretaria de esporte/educação/cultura, seleciona entre 15 e 30 atletas que seguem em um carro e são distribuídos ao longo do percurso mantendo uma distância aproximada de 200 metros de um atleta para outro, o condutor da tocha passa para aquele que está aguardando e sobe em outro carro que vem atrás recolhendo atletas, após alcançar a lotação, esses mesmos atletas serão novamente postos no asfalto para pegar novamente a tocha e assim prossegue o rodízio até chegar a próxima cidade.
A tocha é acesa na pira que é colocada em frente ao coreto da Praça Luiz Nogueira em Serrinha, e a ordem e mantê-la acesa durante todo o percurso, no veículo de apoio é levado um galão contendo querosene e pavio para garantir a chama. A tocha só é apagada na chegada do ponto de partida, em Serrinha.
Por: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário