quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Manchineel: conheça a árvore mais sinistra do planeta


Saiba mais sobre a planta que aparece no Guinness Book como a mais perigosa do mundo
Por Maria Luciana Rincon em 21/01/2014
Fonte da imagem: Charles Darwin Foundation Manchineel: conheça a árvore mais sinistra do planeta
Não é novidade que na natureza existe uma enorme variedade de plantas venenosas capazes de provocar a morte de quem não tiver cuidado e acidentalmente — ou não — entrar em contanto com elas. No entanto, você sabe dizer qual é a árvore mais perigosa do planeta? De acordo com o site Oddity Central, quem detém esse sinistro título é a Hippomane mancinella, uma planta nativa da Flórida, Caribe e Bahamas conhecida por lá como “manchineel”.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Segundo a matéria, a manchineel produz pequenos frutos tóxicos que foram “carinhosamente” apelidados por Cristóvão Colombo de manzanillas de la muerte graças à aparência parecida com a de maçãs. E olha que as frutinhas não são a parte mais perigosa da planta! Embora o consumo das manzanillas signifique uma visita certa ao hospital, uma única gota da seiva da manchineel pode provocar queimaduras, irritação, surgimento de bolhas e inchaço na pele.
Fonte da imagem: Reprodução/Oddity Central
Isso ocorre por que a seiva, além de ser venenosa, também é muito corrosiva. Os acidentes são bastante comuns especialmente entre os turistas desavisados, que muitas vezes procuram abrigo sob a copa dessas árvores. O problema é que mesmo em dias de chuva, as gotas que entram em contato com galhos e folhas antes de atingir as pessoas também podem provocar queimaduras.

Árvore da morte

Até mesmo a casca da manchineel é venenosa, portanto, se você estava pensando em fazer uma fogueira com uma dessas árvores mortíferas, saiba que a fumaça liberada pode provocar a cegueira que, em alguns casos, pode ser irreversível. As árvores podem alcançar até 20 metros de altura e, além dos frutos, apresentam folhas ovaladas bem verdinhas, para atrair ainda mais as pobres vítimas.
Fonte da imagem: Reprodução/Oddity Central
As plantas que ficam em áreas turísticas são cercadas por faixas vermelhas e contam com inúmeros avisos de perigo. Mesmo assim, há quem mordisque uma que outra manzanilla por acidente, descrevendo os frutos como doces e suculentos. Entretanto, a reação que eles provocam é extremamente dolorosa e pode durar cerca de oito horas. Aliás, como você pode ver, não é a toa que a manchineel aparece no Guinness Book como a árvore mais perigosa do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário