terça-feira, 19 de março de 2013

Fortes chuvas atingiram praticamente todo o Sertão da Paraíba nas últimas 24 horas. No município de Sousa, por exemplo, choveu forte por várias horas e o tempo continua nublado com previsão de mais chuvas. Várias ruas ficaram alagadas.

Já em Cajazeiras, a situação foi semelhante aos outros municípios. A chuva durou várias horas e se estendeu até a madrugada desta terça-feira (19). Em Sousa a previsão é de mais chuva nas próximas 24 horas.
A meteorologia da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Carmem Beckee, prevê uma pequena quantidade de chuva no sertão para essa terça-feira (19), Dia de São José, que se notabiliza como um bom sinal para a colheita no inverno, segundo as tradições sertanejas.
A meteorologista Carmem Beckee afirmou que a previsão de chuva é favorável em cidades isoladas do sertão com pequenas pancadas de chuva.
Crença popular
Em relação a crença popular do Dia de São José e as chuvas no mês de março, a meteorologista explicou o seguinte:
“Tem uma relação interessante entre o dia de São José e esse período de 15 a 31 de março. Nesta época as nuvens estão associadas à zona de convergência intertropical, sendo o principal fator que causa chuva no semiárido nordestino na segunda quinzena do mês de março, coincidindo então com o dia de São José, fazendo que as pessoas associem”.
Do Portal Interior da Bahia, com informações do site wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário