quarta-feira, 13 de março de 2013

Presidente vai a Alagoas inaugurar o Canal do Sertão, mas enfrenta protestos


A presidente Dilma Rousseff esteve no sertão de Alagoas nesta terça (12) para inaugurar um trecho de canal que corta a cidade de Água Branca, o Canal do Sertão.

Ela estava acompanhada do presidente do Senado, o alagoano Renan Calheiros (PMDB), e do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB). A presidente foi incomodada por alguns manifestantes, que, embora em pequeno número, fez-se notar pela coreografia e pelo barulho.
Declarando-se apartidários, os insatisfeitos ergueram faixas com dizeres ácidos, como: “Dilma, traidora. De oprimida a opressora”. Ou: “Dilma, seja bem vinda à terra do coronel”. A acidez era reforçada no gogó: “Alagoas, pior Estado do Brasil”, gritavam. “Alagoas, Estado de ladrão”, vociferavam, numa alusão ao senador Renan Calheiros.
Dilma discursou por menos de meia hora. Um pedaço de sua fala conviveu com o som dos apitos ao fundo. “A gente protesta contra essa mentira porque a gente sabe que esse canal vai servir para a agroindústria”, disse um dos manifestantes, o professor José Londe.
Inauguração do canal
A presidente Dilma Rousseff participou na manhã desta terça-feira da inauguração dos primeiros 65 km do Canal do Sertão, a principal obra hídrica de Alagoas, ao lado do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) e do senador Renan Calheiros (PMDB). Dilma desembarcou em Paulo Afonso (BA) após viagem de Brasília, e em seguida, de helicóptero e na companhia do governador Teotonio Vilela, fez um sobrevoo pela obra.
“O canal é, sem dúvida, a melhor alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável do Sertão ao Agreste de Alagoas. Vários benefícios estão previstos para a região, como a oferta de água aos núcleos urbanos e rurais, a geração de renda e oferta de alimentos durante todo o ano, a fim de reverter o quadro de fome e subalimentação. Será a redenção econômica de toda a região”, disse Renan, na visita ao canteiro de obras do canal, em 22 de fevereiro.
A obra
Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento, o Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste. Cerca de R$ 1 bilhão já foram investidos no empreendimento, incluindo a contrapartida estadual na ordem de R$ 100 milhões.
O canal vai beneficiar 42 municípios e mais de 1 milhão de alagoanos, levando água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, além de contribuir para a redução do êxodo rural no Sertão. (Informações do site Alagoas em Tempo Real). 

Do Portal Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário