quinta-feira, 25 de julho de 2013

Audiência Pública discute poluição sonora em Araci

Imprima essa matéria Compartilhar
DSCN2220Aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 9h, na Câmara de Vereadores de Araci, uma audiência pública. O evento é uma iniciativa da Rádio Comunitária Cultura FM juntamente e tem como apoio a Prefeitura de Municipal de Araci e a Polícia Militar.
O principal objetivo da audiência foi discutir a poluição sonora no município e teve a presença do idealizador do projeto, o radialista José Socorro, Prefeito Silva Neto, Presidente da Câmara, José Augusto, vereadores, além de centenas de cidadãos que lotaram o auditório.
Na platéia várias pessoas falaram, entre elas o cidadão Manoel. Em sua fala, o rapaz relatou a questão do barulho enorme que os foguetes fazem e principalmente à noite, no horário em que as pessoas estão descansando. Para Manoel esse encontro foi fundamental, onde juntos pôde discutir melhorias no âmbito da poluição sonora do município e assim buscar soluções.
Para o prefeito Silva Neto, a força do executivo, do legislativo e do judiciário são essenciais na concretização da prática da lei, mas a sociedade é papel primordial no acontecimento da mesma.
Poluição Sonora
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.
Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:
· Insônia (dificuldade de dormir);
· Estresse
· Depressão
· Perda de audição
· Agressividade
· Perda de atenção e concentração
· Perda de memória
· Dores de Cabeça
· Aumento da pressão arterial
· Cansaço
· Gastrite e úlcera
· Queda de rendimento escolar e no trabalho
· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)
Imagens
DSCN2218
DSCN2275
Da Redação
Fonte: A voz do campo
s
Tony Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário