domingo, 10 de março de 2013

Serrinha- Governador Wagner compra pordutos da Agricultura Familiar no ato de inauguração do armazém



inauguração do Armazém da AF em Serrinha - des
O governador comprou queijo de leite de cabra, feijão e café.
O governador Jaques Wagner esteve na manhã deste sábado, 09, mais uma vez na cidade de Serrinha, desta feita para inaugurar o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária que fica às margens da BR-116, saída Serrinha/Feira de Santana. 

Acompanhado do prefeito Osni Cardoso e do secretário da Agricultura do Estado Eduardo Salles conheceu as instalações de uma das maiores reivindicações dos produtores rurais para comercializar e distribuir os produtos ao passar pelo freezer, fez algo que talvez há muito tempo não realiza, comprou alguns produtos e pediu ao chefe do cerimonial conhecido por Nelsinho o dinheiro para efetuar o pagamento e lhe foi passado R$ 50, a conta deu algo em torno de R$ 22, o governador recebeu o troco e seguiu acompanhado por prefeitos e várias lideranças da região. 

inauguração do Armazém da AF em Serrinha - 5
Antes, o governador foi convidado juntamente com o vice e secretário de Infraestrutura Otto Alencar para degustar alimentos típicos da agricultura familiar.
O café da Cooperativa de Barra do Choça, o achocolatados da Cooperativa de Ilhéus, as carnes da Cooperativa de Pintadas, o artesanato de Catu e o tempero seco de Retirolândia são alguns dos produtos que podem ser encontrados no Armazém, cuja criação é uma iniciativa do Programa Vida Melhor no Campo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura/SUAF/EDBA, Setre/Sesol, Sedir/Car e Sicm/Sudic, que visa apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, dentro de uma proposta inovadora, com competitividade e sustentabilidade.

inauguração do Armazém da AF em Serrinha - 4
Segundo o governador Jaques Wagner, a ideia é instalar centros de comercialização para agregar valor aos produtos da agricultura familiar, somado à tecnologia. “No mundo inteiro existe agricultura familiar, mas na Europa, por exemplo, o filho do agricultor vai estudar na universidade. O que eu quero é dar condições para o trabalhador continuar vivendo disso, mas em condições muito melhores, não tem mais sentido eles continuarem trabalhando como na época dos nossos avós”, disse o governador.

inauguração do Armazém da AF em Serrinha - 7
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles acredita que os armazéns representam a consolidação de um trabalho de muitos anos. “A inauguração desse armazém era um desejo do governador Jaques Wagner, de que fosse estruturada a agricultura familiar no estado da Bahia, vontade essa que culminou nesse preposto de vendas. Ressalto o empenho da Superintendência da Agricultura Familiar da Seagri e o apoio do Sebrae, que ajudou a dar qualidade às embalagens dos produtos.Espero que a partir daqui tenhamos condições de levar para toda a Bahia, o que é produzido pela agricultura familiar, de forma competitiva”, disse.
inauguração do Armazém da AF em Serrinha - 1
O superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias, explica que os armazéns surgiram a partir de um diálogo permanente com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). “É um empreendimento que tem uma atuação em rede, o primeiro funciona em Serrinha, outro já esta sendo construído em Juazeiro e tem um que funciona provisoriamente no armazém da EBDA, em Salvador. Ele é um preposto que representa todas as cooperativas e associações, o que gera competitividade em escala”, ressaltou.
inauguração do Armazém da AF em Serrinha - 3
O armazém, gerenciado pela Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia (Arco Sertão), será preposto regional das suas 30 cooperativas e associações filiadas e de mais outras 150 estabelecidas na Bahia. Os produtos poderão adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e vendidos para supermercados, padarias e todo comércio local. Além disso, viajantes e turistas que passarem por Serrinha, poderão adquirir os produtos no “show room” que funcionará de forma permanente junto a uma lanchonete de produtos típicos da agricultura familiar.

Além desse armazém, está prevista a estruturação de mais cinco unidades no Sertão do São Francisco em Juazeiro, Chapada Diamantina,Sudoeste, Litoral Sul e Região Metropolitana de Salvador.

Estruturação
Um dos carros foi entregue a presidente da UNICAFES/BA Iara Andrade.
Um dos carros foi entregue a presidente da UNICAFES/BA Iara Andrade.
A CAR realizou a entrega de cinco veículos e equipamentos de informática como impressora, computadores, data show; além de máquinas fotográficas para a estruturação de cinco bases territoriais de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar, fruto de parceria entre a SEAGRI/SUAF com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o MDA. De acordo com o presidente da Car, Vivaldo Mendonça, “este é um momento importante para estruturar a agricultura familiar do estado”.

As cinco unidades vão se somar a outras sete já estruturadas, completando assim, 12 bases de serviços não apenas com estes veículos e equipamentos, mas com técnicos e condições de trabalho garantidas pelo convênio CAR-Suaf/Unicafes, que está em andamento. 

Técnicos especializados em mercado e gestão de empreendimentos agroindustriais e ou em regime de economia solidária terão suas bases de trabalho firmadas no Armazém, sejam do Sebrae, da Base de Serviços de apoio à Comercialização da Suaf/MDA, do Centro Público de Economia Solidária ou dos convênios estabelecidos entre a Arco Sertão e A Sesol e A Car/Suaf com a Unicafes.

Estiveram presentes no evento, o vice-governador Otto Alencar; os secretários estaduais Rui Costa e Nilton Vasconcelos, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, os deputados estaduais José Neto, Joseildo Ramos, Fátima Nunes e Bira Corôa; os deputados federais Luiz Argôlo e Fernando Torres, além de prefeitos de várias cidades do território do sisal, vices, vereadores e secretários municipais.

Do Portal Calila Notícias/Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas * colaborou ASCOM SEAGRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário