terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Coité – Limpeza do açude de Bandiaçu está em fase de conclusão


limpeza do açude de bandiaçu-1
Faltando poucos dias para completar dez anos, quando a barragem do açude de Bandiaçu foi levada pelas fortes chuvas de 2004, e em consequência disso ocorreu o transbordo de toda água armazenada, precisaria que fosse feito em seguida a recuperação da barragem, como isso não ocorreu, com o passar dos anos os períodos chuvosos chegavam muita água corria, mas pela falta da barreira a água passava e seguia com destino ignorado.
limpeza do açude de bandiaçu-5
Sem água, o que era um dos maiores mananciais do município de Conceição do Coité virou um verdadeiro campo de futebol, ou vários campos, pela sua grande extensão,com o passar do tempo a lama seca e areia nivelou o terreno que acabou se transformando em estradas.
limpeza do açude de bandiaçu-2
Mas a população do Distrito de Bandiaçu sabendo da importância da revitalização do reservatório sempre solicitou dos gestores a sua recuperação, mas não obteve êxito por parte dos últimos gestores. A cerca de duas semanas finalmente foi iniciada a recuperação,cuja ação faz parte da estratégia de convivência com o semiárido e a proposta do governo municipal.
limpeza do açude de bandiaçu-des
Segundo a secretária da Agricultura, Gilca Morais Carneiro, é limpar todas as aguadas e represas públicas de pequeno, médio e grande porte. Dados da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária mostram que 55 açudes, tanques, barragens e aguadas foram limpos e ampliados, este ano (2013), através de uma grande força tarefa desenvolvida pela equipe de Governo.
Largura da barragem permite que três caminhões trafeguem ao mesmo tempo
Largura da barragem permite que três caminhões trafeguem ao mesmo tempo
Gilca destacou a importância do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, “CONSISAL”, uma Associação Pública de Direito Público, fundado em 05 de agosto de 2010, depois de um longo processo de articulação para o desenvolvimento de políticas públicas nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal e a gestão anterior nunca se interessou em participar “e assim que Assis assumiu Prefeitura, tornou sócio e estamos vendo o resultado. Esta barragem é um exemplo, além da construção de 600 cisternas”, informou a secretária.
limpeza do açude de bandiaçu-7
A patrulha de máquinas que está trabalhando na limpeza do Açude de Bandiaçu é da Prefeitura Municipal e do Consisal. Composta por seis caçambas, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeira e tratores de esteira, e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final desta semana. De acordo com o vereador Danilo Ramos (PT), a obra contou também com investimento do governo federal através de uma emenda parlamentar do deputado Afonso Florence (PT) que foi usada para retirada de 4 mil caçambas de entulhos.

limpeza do açude de bandiaçu-3
Um detalhe que vem chamando atenção das pessoas que visitam a obra é alargamento e altura da barragem, tudo devidamente estudado e planejado, segundo o secretário de Infraestrutura, Josuel Oliveira. Joca, como é conhecido, lembrou que a barragem de Bandiaçu é uma das maiores aguadas da região e ao encher, certamente dará alivio por muitos anos aos agricultores na questão de abastecimento d’água. “A barragem ganhou largura, praticamente dobrou, mede aproximadamente 12 metros, o que praticamente garante o armazenamento da maior quantidade de água que possa vir com as chuvas que estão sendo esperadas”, disse o ex-vereador Edvaldo Evangelista (foto), atualmente ocupando cargo na secretaria de agricultura e responsável pelas ações de limpeza das aguadas.


limpeza do açude de bandiaçu-9
O agricultor Evódio Teles de Menezes, 65 anos,(foto) não escondeu a tristeza que sentiu no dia 11 de janeiro de 2004 ao vê a barragem estourar e toda água “sumir” pelo leito do Rio Tocó. “Isso aqui é pai e mãe para região, pois pesquei muito e ajudou a criar meus oito filhos. Pesquei muito aqui e matou a fome da minha família”, desabafou Evódio Teles.


O agricultor José Carlos de Oliveira, 63 anos, natural do município de Serrinha, residente há 34 anos na Fazenda Pau Ferro, a 02 km do distrito de Bandiaçu,disse não conseguir lembrar a data exata que houve uma intervenção pública, agora a Prefeitura de Conceição do Coité, com apoio do CONSISAL, está concluindo a limpeza do açude. Baga, como é conhecido o aposentado, visita todos os dias à obra e com satisfação disse ao CN que “pensou que iria morrer e não via aquele açude limpo.

limpeza do açude de bandiaçu-10
Muito preocupado, o prefeito relatou que o total de chuva não atinge a casa dos 400 milímetros em todo o ano, segundo dados da EBDA e a prefeitura está distribuindo água por meio de carro-pipa e trabalhando para ampliar o sistema de abastecimento de água encanada, construção de novas cisternas e organizar as cadeias produtivas.


Recentemente foi entregue a limpeza do açude de Unha de Gato na comunidade de Açude de Aroeira. O prefeito Francisco de Assis (PT) lembrou que o município ainda sofre com a estiagem e continua em Situação de Emergência e os índices pluviométricos estão baixos sem registro de chuva em pelo menos quatro meses.
Recentemente a equipe do governo municipal esteve no açude e fez a entrega da obra, só falta a chuva
Recentemente a equipe do governo municipal esteve no açude e fez a entrega da obra, só falta a chuva
Relação das aguadas, tanques, barragens e açudes limpos e/ou ampliados – Açude de Bandiaçu, Açude de Aroeira, Açude de Juazeirinho, Tanque da Fazenda Algodões, Barragem de Lídia, Barragem de Antônio de Salú, Barragem de Salú, Tanque na Boa Hora, Tanque na Boa Vista, Tanque na Cachorrinha, Tanque na Cajazeira (Juazeirinho), Barragem Lagoa do Roziu (Caruaru), Tanque em Correia, Tanque da Escola Agrícola, Aguada da Fazenda Tanque, Tanque na Gangorra, Tanque na Lagoa Da Vaca, Tanque na Lagoa Seca, Tanque de Miguel, Açude de Nova Palmares, Açude do Simão, Açude do Sitio, Açude de Sossego, Tanque da Laje, Tanque de Cícero (Canta Galo), Tanque do Fundo (Barrocão da Vargem), Tanque do Governo (Juazeirinho), Açude de Povoado de Tapera, Açude de Amorosa, Açude de Tabuleiro de Amorosa, Açude de Boa Vista de Aroeira, Aguada de Patos, Aguada de Lagoa Cavada, Aguada da Comunidade de Patos de Fora, Aguada de Landoval (São João), Aguada do Distrito de São João, Aguada do Povoado de Caruaru, 02 aguadas na Região do Povoado de Caruaru, Tanque de João de Sulina (Povoado de Domingos), Tanque de Totinho (Povoado de Domingos), Aguada da Região do Povoado de Domingos, Aguada de João de Joana, 02 aguadas do Assentamento de Nova Palmares, 02 aguadas na Comunidade de Lagoa dos Cavalos, Aguada da comunidade de Lagoa Seca (Salgadália), Aguada da Comunidade de Amaralina (Salgadália), Aguada do Povoado do Malhador, Aguada de Judite (Riacho Da Serra), Aguada de Vando (Quixaba, Aguada de Sandoval (Riacho da Serra), Aguada da Lagoa das Porteiras, Aguada do Barrocão (Pinda) e Minação do Moreira Na Fazenda Fundo.
Ação de vândalo em Bandiaçu 
limpeza do açude de bandiaçu-8
Comemorado por toda comunidade, um fato revoltou os moradores da região, segundo a dona de casa Maria Ramos Mota, 58 anos. Ela disse ao CN que não acreditou e fez questão de vê pessoalmente as duas máquinas que tiveram seus para-brisas quebrados na tarde de sexta-feira,6, após os tratoristas concluírem suas atividades e deixarem a obra. Dona Maria, chamou o autor do ato de “espirito de porco”, pois os equipamentos estavam sendo usados para o bem de toda coletividade e alguém ter esta coragem, “é muita ruindade no coração, droga ou cachaça”, desabafou.

limpeza do açude de bandiaçu-4
Procurado pelo CN, a secretária Gilca Morais (foto) disse que existe um suspeito e que o fato será comunicado a polícia. “Nos foi citado um suspeito, este nome comentado na região, ele foi visto em situação de suspeita e vamos informar ao delegado e cabe a polícia civil investigar e punir, afinal danificou um patrimônio público e que estava a serviço de uma comunidade”, concluiu.


Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário