quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Coité: Secretaria de Agricultura dá início à recuperação de estradas e aguadas

Conforme a demanda, prioritariamente, os tanques da Minação (Gangorra), dos Algodões, das Regiões do Distrito de Salgadália e da Gangorra, próximo a sede da associação, serão limpos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Prefeitura de Conceição do Coité juntamente com a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, preocupado com a situação dos tanques e barragens públicas que armazenam água para sobrevivência dos agricultores familiares, e que secaram por causa da longa estiagem que atinge o município de Conceição do Coité, bem como a limpeza do Açude Itarandi, está realizando o trabalho de limpeza de aguadas no município.
Conforme a demanda, prioritariamente, os tanques da Minação (Gangorra), dos Algodões, das Regiões do Distrito de Salgadália e da Gangorra, próximo a sede da associação, serão limpos.
 “Nossa preocupação e do mundo inteiro é com a agricultura familiar que foi OLYMPUS DIGITAL CAMERAinclusive eleita tema do ano pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que durante uma reunião realizada em dezembro passado, declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reconhecendo o papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance de a segurança alimentar no planeta e no caso de Coité, Gangorra é uma referência na agricultura familiar”, externou o Secretario Urbano Carvalho.
Informações importantes – De acordo com dados do Banco Mundial, atualmente há três milhões de pessoas que vivem em zonas rurais cuja maioria se dedica à agricultura familiar e tem essa produção como principal meio de subsistência, porém tem acesso limitado a terra e a outros recursos financeiros e tecnológicos necessários para fazer da agricultura familiar uma empresa viável.
Conceição do Coité entre 2002 e 2004 recebeu por duas vezes mais de trinta representantes do Banco Mundial quando estes vieram conhecer a experiência dos avanços da zona rural a partir da agricultura familiar e uma das localidades indicadas pela CAR na ocasião foi Gangorra.
No Censo Agropecuário identificou 4,3 milhões de estabelecimentos de agricultores familiares, o que representa 84,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Este segmento produtivo responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).
Pela lei brasileira que trata da agricultura familiar, o agricultor familiar está definido como aquele que pratica atividades ou empreendimentos no meio rural, em área de até quatro módulos fiscais, utilizando predominantemente mão-de-obra da própria família em suas atividades econômicas. A lei abrange também silvicultores, aqüicultores, extrativistas e pescadores.
Recuperação de estradas -Manter as estradas bem conservadas e assegurar a escoação da produção da agricultura familiar, além de garantir o direito de ir e vir das comunidades, distritos e povoados. Esta é uma das propostas da Prefeitura de Conceição do Coité e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, recuperação das vias na zona rural como uma das prioridades na área de serviços públicos. O projeto para a zona rural é trabalhar em ritmo acelerado na recuperação das estradas para assegurar as condições mínimas de trafegabilidade.OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As estradas recuperadas até o momento é que siga a sede do município as comunidades, Povoados e distritos que são Distrito de São João, Povoado Patos e Cabeceiras a Casas Populares, da sede do município a o povoado de Caruaru, da sede do município a o distrito de Aroeira, da sede do município a Povoado de Lajinha e da sede do município a o distrito de Juazeirinho com a parceria do Derba.

Da redação calila noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário