quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal argentino Jorge Mario bergoglio é o novo papa



Imprima essa matéria Compartilhar
Correio
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Antes de ser escolhido, ele ocupava o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.
O nome papal escolhido por Bergoglio é Francisco 1º. Representante linha de jesuíta e progressistas na Igreja, ele se torna o primeiro pontífice sul-americano.
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta de 19h06 locais (15h06 de Brasília).
Minutos depois, o cardeal protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, apareceu na sacada do Palácio Apostólico para saudar os fiéis na Praça São Pedro, nos sete idiomas mais populares dos países católicos. O cardeal disse apenas “irmãos e irmãs” em cada um dos idiomas.
Após saudar os fiéis, o cardeal leu um texto em latim. Só então Jorge Mario Bergoglio apareceu para o público. O religioso faz uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro e rezou, em italiano, o Pai Nosso e a Ave Maria.
Bergoglio teve ao menos 77 votos dos 155. Cardeais de todo o mundo estavam reunidos desde terça-feira (12). Na manhã desta quarta, duas votações acabaram sem acordo. Havia especulações de que o conclave durasse até a próxima semana.
Cinco cardeais brasileiros participaram da escolha: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.
O conclave foi convocado após a renúncia de Bento XVI – anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro. O alemão Josef Ratzinger deixou o cargo após oito anos e teve um pontificado marcado por crises e divisões internas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário