terça-feira, 5 de março de 2013

Mais de quinhentos médicos reforçam serviços de atenção básica na Bahia



gov bahia medicos
A atenção básica de saúde na Bahia ganhou um reforço de 572 médicos, que começaram suas atividades nesta segunda-feira (4), em evento realizado no Centro de Convenções, em Salvador. 

Além da capital, esses profissionais ampliam a oferta de serviços em mais 192 municípios. O principal objetivo é melhorar as ações na área de saúde da família. Por meio desse atendimento, os pacientes podem realizar exames de prevenção, desafogando os hospitais.

Para a médica Letice Silva, 27 anos, trabalhar na rede pública de saúde, além de melhorar o atendimento dos serviços, é uma oportunidade de crescimento profissional. “A maioria das pessoas se encaixa no perfil desse setor. Podemos fazer um trabalho de prevenção e voltado às necessidades da população. Isso faz com que tenhamos a oportunidade de desenvolver um bom trabalho e de ter um maior contato com os pacientes”.

Os selecionados fazem parte da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais. Eles atendem nas áreas de vulnerabilidade social e na zona rural.

“O programa é muito bem-vindo, porque amplia a oferta de médicos, principalmente no interior. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, ajuda na formação médica”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o município de Salvador foi contemplado com o maior número de médicos (96), dobrando a cobertura de atendimento nos postos de saúde da família. Ele disse que os médicos contratados farão curso de especialização em saúde da família oferecido por universidades públicas, com supervisão regular, e terão uma bonificação de 10% para prova de residência médica no final deste ano.

Atenção básica no Brasil terá mais 500 profissionais - Em todo o país, o Provab promove a atuação de 4.392 médicos nos serviços de atenção básica, beneficiando a população de 1.407 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, mais 500 profissionais podem ser inseridos ainda este mês no programa.

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Sales, também presente ao evento desta segunda-feira, informou que a região Nordeste foi a que mais contou com aumento de médicos na rede básica. No total, foram 2.494.

O Provab foi criado em 2011 para incentivar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas localidades de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário