quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DENÚNCIA DE ESQUEMA DE PROPINA DE COOPERATIVA CONTRATADA PELA PREFEITURA DE TUCANO LEVA VEREADOR A PEDIR CANCELAMENTO DO CONTRATO



SEIXAS-303x350

Um esquema de irregularidades baseado em cobrança de propinas por parte de cooperativas médicas que atuam no estado da Bahia, entre elas a COOBA – COOPERATIVA BAIANA DE SAÚDE, cooperativa contratada por sete municípios do estado, entre eles Tucano e Araci. O esquema foi revelado no último domingo (8) pelo Fantástico, da Rede Globo, onde todas as conversas foram gravadas por câmeras e microfones escondidos.

 As denúncias apresentadas pelo Fantástico contra a COOBA motivaram o vereador Jorge Seixas (PSD) a solicitar, através de ofício, ao Prefeito de Tucano, Dr. Igor Moreira Nunes, a imediata suspenção do contrato de prestação de serviço.

 Segundo o vereador Jorge Seixas (PSD) as denúncias foram gravíssimas e materializadas, não deixando nenhuma dúvida quanto ao esquema de corrupção empregado pela referida Cooperativa, motivo suficiente para que se efetue de imediato o cancelamento do contrato.


 O vereador alega ainda que não houve nenhuma vantagem para o município na contratação da Cooperativa, já que a mesma não proporcionou uma melhoria no atendimento médico e nem houve um aumento no número de profissionais de saúde, aumentando somente as despesas com pagamento desses profissionais.

 Outra alegação apresentada pelo vereador é que os mesmos profissionais que prestam serviços através da COOBA poderão ser contratados diretamente pelo município, sem a intermediação de terceiros, gerando uma economia que deverá ser destinado à aquisição de medicamentos e outras ações na área de saúde.

 Antes da denúncia apresentada pelo Fantástico da rede Globo, a contratação da COOBA já vinha sendo questionada pelo vereador Ronaldo (PRP), uma vez que os R$ 187 mil pagos no mês de setembro dariam para custear um número bem maior de profissionais, caso a gestão fosse realizada diretamente pela Prefeitura.

 O Vereador Ronaldo (PRP) vem tentando entender há mais de dois meses os motivos que levaram a contratação da referida Cooperativa por parte da Prefeitura de Tucano, inclusive o vereador apresentou um requerimento solicitando informações sobre o número de profissionais pagos pela Prefeitura através da COOBA, porém o requerimento foi rejeitado pela maioria da base governista.

 O Líder do Governo, David Andrade (PT), se comprometeu em apresentar a lista dos profissionais, mais entre um argumento e outro, a referida relação de médico não foi disponibilizada, lista essa que deveria compor como anexo o processo de pagamento, irregularidade que já foi denunciada ao TCM.


Da redação.
Fonte: Gil Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário