quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Jovens de Araci participam do Festival Latino-Americano de Futebol3


No último final de semana, o primeiro Festival Latino-Americano de Futebol3 reuniu, entre os dias 5 e 9 de dezembro, educadores e educandos de 16 ONGs do Brasil, Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Chile, Peru e Equador. Entre eles, alunos de Araci participaram do evento organizado pelo Instituto Fazer Acontecer (IFA) e pela ONG alemã streetfootballworld.
Esta categoria, A Futebol3, é utilizada como ferramenta para o desenvolvimento, na qual os participantes jogam em times mistos e não há árbitro e, sim, um mediador. O jogo é desenvolvido em três tempos: acordos, o jogo em si e a avaliação.
A viagem em Araci foi organizada pela Secretaria de Educação e contou com o apoio dos coordenadores do Projeto no município. A abertura oficial aconteceu na Itaipava Arena Fonte Nova, dia 5 de dezembro, proporcionando aos participantes, uma experiência e sensações comuns para jogadores de futebol profissional.
Para o jovem William Ferreira Batista, a sensação é de superação. “Esses incentivos são de grande estímulo para nós jovens, que não temos condições de frequentar certos lugares. Para minha vida então está sendo maravilhoso, pois melhorei minha autoestima e hoje consigo interagir e participar de várias atividades físicas. Mesmo sabendo que tenho minhas limitações, hoje me considero um vencedor”, disse ele em entrevista à Educadora Sandra Araújo, do IFA.
Quem também teve grande expectativa, foi a aluna Jailma Cruz dos Santos: “O Festival vai me dar a oportunidade de conhecer pessoas de outros estados e até mesmo de outros países. Vou poder transmitir um pouco da minha pequena experiência e poder receber novas informações. E a Fonte Nova, nossa, meu sonho de consumo. Já imaginou eu jogando lá? Realmente não tenho palavras para definir o que estou sentindo, é muita emoção!”, desabafou ela.
Na programação, que se estendeu até esta segunda-feira (09), aconteceram jogos nos Estádios de Pituaçu e de Lauro de Freitas, além de palestras, trocas de experiências e muita interação.
Cerca de 120 meninas e meninos, entre 13 e 17 anos, de seis países da América Latina e cinco estados brasileiros, participaram do Festival e puderam trocar experiências culturais de cada um deles

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Araci

Nenhum comentário:

Postar um comentário