sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Começa nesta sexta (23) o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama em Araci


Começa nesta sexta-feira (23) e vai até o dia 06 de setembro a visita do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama em Araci, que vai atender cerca de 2 mil mulheres e fazer exames e consultas para o combate a uma das doenças que mais causa mortes em mulheres de todo o País: o câncer de mama.
A carreta do programa, que viaja por diversas cidades da Bahia, está equipada com dois mamógrafos e pode atender até 140 mulheres por dia (70 pela manhã e 70 à tarde). O atendimento será feito para mulheres com idades entre 50 e 69 anos que já foram cadastradas através dos agentes comunitários de saúde do município. As senhas serão entregues por ordem de chegada, e as consultas começam a partir das 08h.
“Neste primeiro momento, daremos prioridade às comunidades mais distantes, por causa do deslocamento das pessoas até o centro do município, mas caso o limite diário não seja preenchido, poderemos atender a demanda espontânea”, disse Karine Santiago, Coordenadora das equipes do Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF) de Araci.
A ação, que conta com a parceria da Clínica Delfin, da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) e da Prefeitura de Araci, através da Secretaria de Saúde com apoio da Coordenação de Políticas Públicas da Mulher, oferece ainda os exames para a confirmação diagnóstica, avaliadas por médicos que fazem parte da equipe de atendimento. O município também aproveitará a oportunidade para fazer exames para identificação do câncer de colo do útero, outra doença que também pode levar à óbito.
Durante o atendimento para as mamografias, as mulheres também serão informadas da possibilidade da coleta do material para identificação e prevenção ao câncer de colo do útero, pois, nesta faixa etária, o número de mulheres que sofrem com esta doença é considerado alto demais, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. “Iremos aproveitar que as mulheres já estarão aqui fazendo a mamografia, para coletar material e identificar a possibilidade do aparecimento dessa doença, para que o tratamento já seja iniciado também”, alertou o Secretário de Saúde do município, Batista Santiago.

De acordo com a programação, as comunidades devem ser atendidas nesta ordem: Cascalheira (23), Tiracolo (24), João Vieira (26) e João Vieira e Barbosa (27). Após este ciclo ser encerrado, um novo ciclo será divulgado pela secretaria. “Os resultados dos exames serão entregues depois, mas já virão com o resultado completo, com indicação de retorno ou início do tratamento, caso seja necessário”, finalizou Karine.

Fonte: A voz do campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário