sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ações de convivência com a seca beneficiam moradores do Território do Sisal


De acordo com Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido a ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os municípios do território de identidade do Sisal.


entrega de máquinas em serrinha para o consisal.3
Dezenove municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) receberam nesta sexta-feira (13) um kit de máquinas, composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba. O evento, realizado em Serrinha, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), reuniu os secretários Rui Costa (Casa Civil) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social), além de prefeitos da região.
entrega de máquinas em serrinha para o consisal
São beneficiadas as cidades de Araci, Barrocas, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Biritinga, Nordestina, Queimadas, Quinjique, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano, Valente e Serrinha.
entrega de máquinas em serrinha para o consisal.2
Secretario de Agricultura  de Araci junto com o presidente de Tapuio e Palmeira
Além das máquinas, foram entregues 425 títulos de terra aos agricultores familiares do Território do Sisal; 330 mil mudas de palma para plantio adensado; e caminhões para produção e ações. O objetivo das palmas é contribuir para a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, por meio do fomento à implantação de reserva estratégica de alimentos. Cada agricultor familiar vai receber mil mudas.
entrega de máquinas em serrinha para o consisal.4
Trezentas famílias da comunidade de Tapuio, em Araci, vão receber um caminhão baú para carga seca. O objetivo é fortalecer as cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura nativa, além de transportar o sisal.
rui costaDe acordo com Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido a ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os municípios do território de identidade do Sisal. “Essas máquinas se somam as que a presidente Dilma Rousseff já entregou aos municípios. Todas essas ações juntas vão melhorar a vida do homem e da mulher da zona rural. Desenvolver o semiárido é desenvolver a Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e dando qualidade de vida à população”, afirmou.
Para o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, as máquinas são uma grande ajuda durante o período de estiagem, porque por meio delas é possível fazer açudes, pequenas barragens e fazer estrada vicinais para facilitar o escoamento da produção dos pequenos produtores.
Água e combate à fome
Também foi anunciada licitação para a obra de um sistema Integrado de Abastecimento de Água nos municípios de Araci e Tucano, beneficiando 34 mil pessoas, atendendo 64 localidades. Nos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santos, o sistema beneficia 97 mil moradores, atendendo 16 localidades. No total, 132 mil pessoas serão beneficiadas.
Foi assinado ainda convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para a doação de 3.200 cisternas, contemplando oito municípios, de Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Queimadas, Serrinha e Teofillândia.
Fonte: ASCOM Casa Civil/ fotos: Raimundo Mascarenhas
Fonte: Calila Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário