sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura visa implantar novo modelo de gestão dos poços artesianos nas comunidades rurais


Reunião na Sec. Agricultura
A prefeitura vai enviar um documento
com as propostas para as associações
 das comunidades que tem poços artesianos.
O município de Araci, comparado com alguns municípios do semiárido nordestino, é rico em fontes d’água. No entanto, o desperdício, a precária funcionalidade dos sistemas de abastecimento e falta de fiscalização coloca em risco de sede muitas famílias da zona rural do município.
Pensando em sanar esses e outros problemas, além de ampliar e melhorar o sistema, a prefeitura através da secretaria municipal de agricultura está elaborando uma proposta convidando as associações das comunidades onde tem poços artesianos, para uma “divisão de responsabilidades” no que toca manutenção, operação, controle do consumo e fiscalização. A proposta é que as associações façam a gestão dos poços e a prefeitura cobrirá as manutenções de equipamentos. Para o Secretário de Agricultura William dos Anjos, a prefeitura não quer fugir do compromisso com a manutenção dos poços, é apenas uma forma de juntar forças através de uma gestão participativa. “Se o maquinário do poço quebrar ou apresentar algum problema a prefeitura tem sua equipe técnica para sana-lo. O que nós estarmos propondo, é que a comunidade através da sua associação venha participar da gestão do seu poço” – explicou o secretário.
A prefeitura também pretende aplicar um cronograma de funcionamento dos poços, além da divisão equipolente da água por família. “Será um procedimento elaborado em conjunto com a comunidade através do debate nas associações” – para William existem no município poços com capacidade de produção bem abaixo da demanda de consumo da comunidade, e para que água chegue a todos, é preciso um controle rigoroso e atém mesmo a cobrança de uma tacha. “A gente sugeriu que se a comunidade achar necessário para evitar desperdiço e falta d’agua, a associação deve fixar um valor conforme a realidade da comunidade para tantos litros d’agua por família” – para o secretário, a cobrança de taxa é um tema que deve ser amadurecido nos debates na associação local.
Nesta última quinta-feira, 12, representantes de algumas comunidades que tem poços e operadores se reuniram com secretário para discutir o assunto. Ao final, ficou apontado que a prefeitura através da secretaria municipal de agricultara produzirá um documento com as proposta da “gestão participativa” e encaminhará para as associações para o debate. O voto final de cada associação, se a favor ou contra, será registrado em ata e a prefeitura assinará um termo de parceria na gestão dos poços artesianos com a associação local.
Da Redação 
Fonte: Portal folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário