quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alunos da rede de ensino municipal farão exame de vista gratuito


Após entender que um dos motivos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em idade escolar tem relação direta com problemas oftalmológicos, a Prefeitura de Araci, através das secretarias de Saúde e Educação, aderiu ao Projeto Olhar Brasil, do Governo Federal, que tem o objetivo de identificar problemas visuais em 100% dos alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1º ao 9º ano).
O passo seguinte é prestar assistência oftalmológica com, dentre outras ações, o fornecimento de óculos. Assim, os alunos passam a ter as condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado.
A triagem desses alunos será feita pelos professores e coordenadores das unidades escolares no município, após uma formação específica, e produção de um relatório que deve ser entregue até o próximo dia 23 de setembro.
Esta ação foi necessária após o último censo escolar identificar, em todo o País, que mais de 50 mil brasileiros em idade escolar apresentam baixa deficiência na visão, e cerca de 10 mil tem um alto grau de deficiência na leitura, ocasionados por problemas como astigmatismo e miopia, principalmente.
O Olhar Brasil é implementado por meio de ampliação do acesso à consulta oftalmológica no SUS (Sistema Único de Saúde), fornecimento de óculos quando necessário, aumento da cobertura e da oferta de oftalmologistas e triagem em todos os alunos residentes em municípios do Programa Brasil Sem Miséria com cobertura do Programa Saúde na Escola (PSE).
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araci

Nenhum comentário:

Postar um comentário